café na praia


o que me lixa toda por dentro e por fora é quando começam a fingir que estão muito interessadas na minha vida e a perguntar «então Guidinha como é que vão os estudos» e «então que notas tiveste Guidinha» porque não têm nada com isso e porque essas perguntas só fazem lembrar às pessoas coisas da cidade e estragar o passeio à província porque sim porque a gente vai lá é por causa dos ares e das couves não é por causa das notas e de outras coisas
Boa tarde.
Boa tarde, era um café e um copo com gelo, faz favor.
da cidade desta vez como chegámos tarde fomos logo comer o caldo-verde com as minhas tias da província todas babadas à volta da terrina a dizerem «um caldinho-verde assim não têm vocês lá na cidade que aqui é tudo natural tudo purinho tudo como Deus o fez tudo dos campos» se calhar elas julgam que as couves em Lisboa são feitas à máquina e que as batatas são de plástico se as burras estudassem mais e se ralassem menos com os estudos dos outros não diziam tantas asneiras
Tou? o quê? Ora Castelo do Qüeijo, estamos na praia adiante, na estrada da marginal. Deixa ver, Homem do Leme, Molhe, Gondarém, tou?, seguem sempre pela estrada que eu vou lá e fico à espera. Hã? Não, descem de onde vêm, fazem meia retunda, sim, tem uma cousa vermelha no meio, não viram na primeira, passam o Castelo do Qüeijo viram na segounda e andam uns três quilómetros. E eu tou à vossa espera, na estrada.
depois do caldo-verde veio a carne assada e elas chegaram-lhe «carninha desta não apanham vocês lá em Lisboa que esta não foi congelada» e eu a rir-me por dentro ai não não foi  que se não tivesse sido estava podre tinha apodrecido no barco em que veio da Argentina a gente em minha casa não come carninha assada com batatinhas mas não é por falta de boa carninha no talho é por falta de pilim no bolso que o pilim infelizmente não vem da Argentina depois vieram as farófias
vêm de lá pra cá, pela estrada larga e passam três praias. Hã? Sim, vermelha, é uma cousa larga ao alto, uma rede. O quê?, não! não deixam nada o carro, do Parque da Cidade aqui ainda vão uns três quilómetros a andar, quatro! Fazem como digo, vêm pela marginal, entram na retunda mais à frente, não a que tem a rede, a outra, com o castelo e, couso, não viram na primeira que essa vai para Santa Luzia, é na outra, sempre a direito, portanto, junto ao rio passam o Homem do Leme, o Molhe e eu tou cá em cima na estrada à espera. Até já.
Um euro, por favor.
Obrigado.
depois vieram as farófias
quatro horas. casa.
este café soube-me a pouco.

por ordem alfabética: café, empregado do café, eu, livro*, praia, veraneante da província.
(*«Redacções da Guidinha», Luís de Sttau Monteiro)


publicado em 29.08.2011